Ideia
As ideias de negócio surgem de inúmeros lados. De facto as oportunidades estão ao nosso redor, à espera de um empreendedor capaz de as identificar e colocar em prática. Contudo é necessário ser capaz de refletir e através de uma análise cuidada da ideia, verificar se esta tem fundamento e condições de evolução perante o mercado de inserção.
O empreendedor necessita então de uma ideia que lhe traga oportunidade de negócio, tendo em conta as alterações no mercado e na sociedade. Para isso é importante que seja feita uma análise e reconhecimento do mercado, assim como da sociedade – público alvo (possíveis clientes).
As ideias de negócio surgem muitas das vezes a partir de:
- Identificação de necessidades
- Observação de deficiências (produtos/serviços)
- Observação de tendências
- Derivação da ocupação atual
- Procura de novas aplicações
- Hobbies
- Imitação do sucesso do outro
- Canais de distribuição
- Investigação e Desenvolvimento
Poderá a minha Ideia transformar-se em Negócio?
Um reflexão prévia à ideia é essencial para o amadurecimento e reconhecimento da oportunidade de negócio. Esta reflexão deverá incidir num leque de questões:
- Qual o a sua ideia de negócio?
- Que necessidades é que os seus produtos/serviços visam satisfazer?
- O que os distingue daqueles que já existem no mercado?
- Qual o público-alvo?
- Como chegar o público-alvo?
- Como vai organizar a gestão da empresa?
- Qual a estratégia comercial do seu negócio?
- Estão disponíveis os recursos necessários para a criação da nova empresa?
Estudo do Mercado
O Plano de Negócios
Tanto para o próprio criador de empresas como para os seus eventuais interlocutores é indispensável apresentar os estudos, análises e reflexões acompanhados de dados quantitativos num documento próprio e bem redigido: o chamado “Plano de Negócios”.
Este documento, que irá passar pelas mãos de pessoas que não conhecem nem o projecto nem os promotores, funcionará como embaixador de ambos, permitindo-lhes construir uma primeira opinião a partir do conteúdo e da forma de apresentação.
Estrutura do Plano de Negócios
1- Apresentação resumida do criador e do seu projeto
2- Sumário Executivo
3- Análise Setorial e a envolvente externa
4- Análise de Mercado
5- Os pontos fortes do empresário
6- A finalidade, as metas e os objetivos
7- Análise Estratégica
8- Os meios necessários
9- A estrutura da empresa
10- As previsões financeiras
A Localização
Chegou a altura de pensar em onde localizar o negócio. Visto que por esta altura já deverá ter uma ideia bem concebida do que o negócio será, é importante escolher quais as instalações mais adequadas.
A escolha das instalações do negócio dependerá das necessidades do mesmo.
Escritório – Ideal para empresas de serviços.
Armazém – distribuição de material.
Loja comercial – quando a mercadoria é vendida a retalho e directamente ao público.
Criação da Empresa
As formas jurídicas mais comuns são:
– Empresa Individual / Empresário em Nome Individual;
– Sociedades por Quotas;
– Sociedade Anónima.
Formalidades legais para a constituição de empresas
Empresa individual / Empresário em Nome Individual
1 – Pedido de Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação
2 – Pedido de cartão de identificação
3 – Declaração de Início de Actividade
4 – Registo Comercial
5 – Comunicação obrigatória ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
6 – Inscrição do empresário na Segurança Social
7 – Inscrição da empresa individual na Segurança Social
Sociedades
1 – Elaboração dos Estatutos
2 – Escritura Pública de Constituição
3 – Certificado de Admissibilidade de Firma
4 – Registo Comercial
5 – Inscrição no Ficheiro Central de Pessoas Colectivas
6 – Número Fiscal do Contribuinte
7 – Comunicação obrigatória ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
8 – Inscrição da empresa na Segurança Social
Todas estas exigências poderão ser feitas na:
- Autoridade Tributária e Aduaneira
- Segurança Social
- Portal da empresa
Obrigações Fiscais
O cronograma apresenta uma síntese das principais contribuições periódicas a que as empresas estão sujeitas ao longo de um ano.
A TSU – Taxa Social Única – incide sobre a remuneração mensal de cada trabalhador e que é encaminhado para a Segurança Social.
– Taxa Social Única sobre o trabalhador: 11%.
– Taxa Social Única sobre as empresas com base no trabalhador: 23,75%.
Os Pagamentos por Conta são efetuados por conta dos lucros do ano em vigor. São feitos 3 prestações no próprio ano a que respeita o lucro tributável.
PEC – As empresas estão dispensadas do Pagamento Especial por Conta nos dois primeiros anos do exercício.
http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2014/calendario.jhtml