Ser Empreendedor


    Ideia

    As ideias de negócio surgem de inúmeros lados. De facto as oportunidades estão ao nosso redor, à espera de um empreendedor capaz de as identificar e colocar em prática. Contudo é necessário ser capaz de refletir e através de uma análise cuidada da ideia, verificar se esta tem fundamento e condições de evolução perante o mercado de inserção.

    O empreendedor necessita então de uma ideia que lhe traga oportunidade de negócio, tendo em conta as alterações no mercado e na sociedade. Para isso é importante que seja feita uma análise e reconhecimento do mercado, assim como da sociedade – público alvo (possíveis clientes).

    As ideias de negócio surgem muitas das vezes a partir de:

    • Identificação de necessidades
    • Observação de deficiências (produtos/serviços)
    • Observação de tendências
    • Derivação da ocupação atual
    • Procura de novas aplicações
    • Hobbies
    • Imitação do sucesso do outro
    • Canais de distribuição
    • Investigação e Desenvolvimento

    Poderá a minha Ideia transformar-se em Negócio?

    Um reflexão prévia à ideia é essencial para o amadurecimento e reconhecimento da oportunidade de negócio. Esta reflexão deverá incidir num leque de questões:

    • Qual o a sua ideia de negócio?
    • Que necessidades é que os seus produtos/serviços visam satisfazer?
    • O que os distingue daqueles que já existem no mercado?
    • Qual o público-alvo?
    • Como chegar o público-alvo?
    • Como vai organizar a gestão da empresa?
    • Qual a estratégia comercial do seu negócio?
    • Estão disponíveis os recursos necessários para a criação da nova empresa?

    Estudo do Mercado

     

    O Plano de Negócios

    Tanto para o próprio criador de empresas como para os seus eventuais interlocutores é indispensável apresentar os estudos, análises e reflexões acompanhados de dados quantitativos num documento próprio e bem redigido: o chamado “Plano de Negócios”.

    Este documento, que irá passar pelas mãos de pessoas que não conhecem nem o projecto nem os promotores, funcionará como embaixador de ambos, permitindo-lhes construir uma primeira opinião a partir do conteúdo e da forma de apresentação.

    Estrutura do Plano de Negócios

    1- Apresentação resumida do criador e do seu projeto
    2- Sumário Executivo
    3- Análise Setorial e a envolvente externa
    4- Análise de Mercado
    5- Os pontos fortes do empresário
    6- A finalidade, as metas e os objetivos
    7- Análise Estratégica
    8- Os meios necessários
    9-  A estrutura da empresa
    10- As previsões financeiras

     

    A Localização

    Chegou a altura de pensar em onde localizar o negócio. Visto que por esta altura já deverá ter uma ideia bem concebida do que o negócio será, é importante escolher quais as instalações mais adequadas.

    A escolha das instalações do negócio dependerá das necessidades do mesmo.

    Escritório – Ideal para empresas de serviços.

    Armazém – distribuição de material.

    Loja comercial – quando a mercadoria é vendida a retalho e directamente ao público.

    Criação da Empresa

    As formas jurídicas mais comuns são:
    – Empresa Individual / Empresário em Nome Individual;
    – Sociedades por Quotas;
    – Sociedade Anónima.


    Formalidades legais para a constituição de empresas

    Empresa individual / Empresário em Nome Individual

    1 – Pedido de Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação
    2 – Pedido de cartão de identificação
    3 – Declaração de Início de Actividade
    4 – Registo Comercial
    5 – Comunicação obrigatória ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
    6 – Inscrição do empresário na Segurança Social
    7 – Inscrição da empresa individual na Segurança Social


    Sociedades

    1 – Elaboração dos Estatutos
    2 – Escritura Pública de Constituição
    3 – Certificado de Admissibilidade de Firma
    4 – Registo Comercial
    5 – Inscrição no Ficheiro Central de Pessoas Colectivas
    6 – Número Fiscal do Contribuinte
    7 – Comunicação obrigatória ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
    8 – Inscrição da empresa na Segurança Social

     

    Todas estas exigências poderão ser feitas na:

    • Autoridade Tributária e Aduaneira
    • Segurança Social
    • Portal da empresa

    Obrigações Fiscais

     

    O cronograma  apresenta uma síntese das principais contribuições periódicas a que as empresas estão sujeitas ao longo de um ano.

    tabela_fiscal-01

     

    A TSU – Taxa Social Única – incide sobre a remuneração mensal de cada trabalhador e que é encaminhado para a Segurança Social.

    – Taxa Social Única sobre o trabalhador: 11%.
    – Taxa Social Única sobre as empresas com base no trabalhador: 23,75%.

    Os Pagamentos por Conta são efetuados por conta dos lucros do ano em vigor. São feitos 3 prestações no próprio ano a que respeita o lucro tributável.

    PEC – As empresas estão dispensadas do Pagamento Especial por Conta nos dois primeiros anos do exercício.

    http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2014/calendario.jhtml